Crise fez África do Sul perder 253 mil empregos até junho

Posted: 24 de Setembro de 2009 in Uncategorized

Enquanto o mundo se preoucupa com a Copa do Mundo de 2014 na África do Sul, onde o governo africano construiu mega estádios modernos no país …

Johannesburgo, 24 set (Lusa) – Um relatório divulgado nesta quinta-feira pelo serviço de estatísticas sul-africano revela que nos primeiros seis meses de 2009 a recessão eliminou 253 mil postos de trabalho na economia do país.

No mesmo período apenas o setor público gerou vagas, amortecendo assim o desemprego galopante gerado pelo setor privado. Através de um ambicioso programa de renovação e modernização das infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias, portuárias e aeroportuárias, o governo sul-africano criou 23 mil novos postos de trabalho.

Para alguns economistas, as novas estatísticas do emprego contêm alguns sinais positivos, o mais importante dos quais é que no 2º trimestre do ano foram perdidos menos postos do que no primeiro – 67 mil contra 186 mil -, o que, de certo modo, indica uma estabilização na economia.

Mike Schussler, economista da empresa Economists.co.za, disse ao jornal Business Report que a quebra nos níveis de emprego de 2,3% por ano confirmada pelas estatísticas constitui a maior redução no emprego desde setembro de 2000.

Schussler declarou também que mais postos de trabalho serão perdidos até o fim do ano. Segundo ele, até lá nem o setor privado nem o setor público deverão criar empregos, apesar da promessa do presidente Jacob Zuma em criar 500 mil novas vagas até 2013.

De acordo com os serviços de estatística, o setor formal da economia, excluindo a agricultura, empregava no final de junho deste ano 8,2 milhões pessoas, contra 8,457 milhões no final de junho do ano passado.

prioridades, pra quê?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s